14/04/08

+ fotos

Muitas mais. Todas da autoria da fotógrafa Cláudia Damas cujos serviços recomendamos vivamente (damasclaudia@gmail.com). Aqui.


13/04/08

Money makes the world go round... take 2

«Pudemos apurar mais de 500? de donativos transferidos para a conta da Associação ILGA Portugal e colocados na caixinha durante a festa. São mais que suficientes para comprar um projector de vídeo para o Centro LGBT. Fica aqui um agradecimento a tod@s @s que contribuiram pela vossa generosidade. MCM (desta feita em nome pessoal e da Direcção da Associação ILGA Portugal)»

eSTAFFa

«Estas pessoas maravilhosas foram responsáveis pela festa dos meus 40 e 10 anos. Da esquerda para a direita:
- Zé Manel Fernandes, criador e dinamizador do fantástico blog da festa;
- Nuno Bento, começou por perguntar-me ? Como gostarias que fosse a tua festa de aniversário?? e o resultado foi maravilhoso;
- Isabel Fiadeiro Advirta, abelhinha-mestra com um olho aqui e outro ali, capaz de estar a fazer 300 coisas ao mesmo tempo, e.g. estar numa reunião e organizar uma festa;
- Mário Vicente, sem ele não haveria bebidas à discrição;
- Carmo Rosa, prometeu que organizaria a minha festa de 40º aniversário em Junho de 2007 e cumpriu de forma brilhante;
- Pedro Rosa, responsável pelo convite que norteou a imagem/decoração da festa.
Na foto faltam umas quantas pessoas igualmente maravilhosas e co-responsáveis pelo sucesso do evento. Por ordem quase-alfabética:
- Ana Teixeira, António Pinto, Tiago Alves e Jorge Javier, voluntári@s incansáveis que trataram de hidratar o povo noite adentro;
- Dj Rainha Malvada, brindou-nos com música do além e agarrou à pista de dança gentes de todas as idades e feitios, como só ela sabe fazer;
- Mariana Sousa, esta rapariga até um projector de vídeo trouxe para compor a decoração;
- Paulo Côrte-Real, sem ele não haveria dois bolos de aniversário.
Apre, que esta gente bem podia montar uma empresa de organização de eventos? Ah, esta foto e as restantes que em breve veremos aqui foram tiradas pela fotógrafa Cláudia Damas cujos serviços recomendo vivamente (damasclaudia@gmail.com). MCM»

06/04/08

Festa? E que festa!!

CCGLL, Purex (onde mais um aniversariante se juntou às festividades) e Trumps. A noite foi longa. Muitas fotos aqui.

05/04/08

Hoje? Hoje, o quê?

Festa dos 40 & 10 anos

Sábado
dia 5 de Abril,
fase 1: pelas 19h (familiares, colegas)
fase 2: pelas 22h (familiares e colegas resistentes para mais uma rodada; mais amigos e muitos voluntários)
Associação ILGA Portugalhttp://www.ilga-portugal.pt/
Rua de S. Lázaro 88(ao Martim Moniz;
em frente à saída das urgências do Hospital de São José)

O que usar?

Dress code: Black & White

04/04/08

Ferrier

Kathleen Ferrier. Kindertotenlieder 1 - Nun will die Sonn'. «"Already seriously ill with breast cancer, which had spread to her bones, she got through the opening night of Orfeo successfully, but at the second performance a bone in her leg broke while she was on stage. She managed to finish this performance, and left the theatre on a stretcher." (Wikipedia). É caso para dizer que destes contraltos já não se fabrica. MCM»

Epifanias



«Como exagerei na quantidade de livros que me viraram do avesso, limito-me a escolher dois filmes que foram fundamentais no início do meu processo de auto-reconhecimento como gay, na segunda metade dos anos 80: A Lei do Desejo (Pedro Almodóvar) e Maurice (James Ivory). Os suores foram frios no Quarteto durante qualquer das duas sessões. A epifania veio a seguir. MCM»

Celluloid

«A quem não conhece, recomendo um documentário de 1995, The Celluloid Closet (Rob Epstein e Jeffrey Friedman), sobre a forma como o cinema, em especial os filmes de Hollywood, retrataram ao longo do sec. XX as personagens LGBT. MCM»

LOL

«Embaixada de Cabo-Verde em Lisboa 1986. Mamãe e Elisabete Reis gloriosas ladeando a malta; mana Carmen e eu de laço; a Djamila Reis olhando sabe-se lá para quem. E vejam lá se não reconhecem uma figura pública entre os fotografados. MCM»

Ralf König

Immer. Überall.

Cheira bem

... quando cheira a Lisboa.

Capote

«Já não sou de devorar livros senão durante todo o mês Agosto, de férias por esse mundo fora. In Cold Blood (Truman Capote), li-o curiosamente em Lisboa, minha cidade natal, sem estar de férias. MCM»

Berlin oder Oder?

MCM will answer...

Master

«The Master (Colm Tóibín), retrato de Henry James de uma clareza extraordinária, lido em Frankfurt (Oder), uma cidadezinha pacata da Alemanha, onde estou de licença sabática. MCM»

Canais

Amsterdam. Gay Pride.

Angels

«Angels in America (Tony Kushner), o livro, bem mais delirante que a sua maravilhosa adaptação cinematográfica e ideal para Amsterdam, onde passo todos os anos o gay Pride de 2002 a esta parte. MCM»

Berlin

Holocaust Memorial. Uma cidade sem muros.

Feinberg


«Eighty-Sixed (David B. Feinberg), ferozmente divertido e adquirido na minha primeira visita a Berlin, a cidade que me tira literalmente do sério (não é verdade Nuno Bento e Zé Manel?). MCM»

Bali

Monumento às vítimas dos atentados de Bali. Consta o nome de um português.

Baldwin

«Giovani's room (James Baldwin), prosa de uma elegância soberana que condizia perfeitamente com o Intercontinental Resort da Baía de Jimbaran em Bali. MCM»

Identidades


03/04/08

What to wear?

Dress code: Black & White

ohio impromptu

Little is left to tell... Com legendas.

Magda

«Magda Olivero vs. Maria Callas - Olivero wins! Que me desculpem a proto-heresia e ouçam os concertos de Magda O da década de 1960s, no Concertgebouw de Amsterdam. Descobri-a em 2001 de cócoras, nuns saldos da HMV de Toronto. Pelo Gay Pride de 2005 em Amsterdam, desencantei uma "Tosca" em vídeo com Magda O. Deliciem-se... MCM»

Opera Queen..?

«Ghena Dimitrova. Tchaikovsky Arias. Esta é uma das árias do álbum que fez do Zé Manel uma enorme "opera queen". MCM»

Verão Azul

«The gorgeous 4. Cláudia, não me lembro do nome da rapariguita do lado esquerdo. MCM»

Verão Azul

«By the ocean, 1987. Por que acham que estou a morder os lábios?A mocidade tem destas coisas: banhos de mar em Abril na Ericeira. MCM»

Verão Azul

O descanso dos guerreiros?

Verão Azul

«The day after, 1987. Tenho impressão que a Cláudia, o MCM, a Cristina, o Pedro, a Rosário e o Paulo andaram a snifar pó de giz cor de rosa ou então cal das paredes dos pais da anfitriã. MCM»

Verão Azul

«Math students having fun in 1987. Lá fomos nós LMACianos para casa de praia dos pais da Cláudia Nunes. MCM»

02/04/08

Sorry, wrong number

Jessye Norman. La Voix Humaine.

Die nachtigall

Jessye Norman. Berg.

Oliver

«Messiaen - "Catalogue d'Oiseaux" e "Oiseaux Exotiques". O que eu delirava e ainda deliro com Olivier Messiaen.Em 1989 consegui um autógrafo dele no Royal Festival Hall. Um dia hei-de o desenterrar e vender no e-bay. MCM»

31/03/08

Março 1968

No dia 31 não sabemos qual o nº dos Top 10 em Portugal (nem se havia Top 10 em Portugal). Mas a 4 de Março esta canção ganhou o V Festival RTP da Canção. Dada a popularidade do evento, quem sabe...

31/03/1968

Nº 1 Single in USA. According to Billboard Magazine.

31/03/1968

Nº 1 Single in UK (with a little help). Madonna, of course (well, kind of...).

Secretly

Delicioso. Aqui.

Happy Birthday Mr. President!!

Happy Birthday To Me!!!!

Manuel João Cabral Morais. Nascido a 31 de Março de 1968. With all our Love!

30/03/08

I'm no pussycat

What to give?

It makes the world go around. Veja como.

What to wear?

Dress code: Black & White

Party? What Party?

29/03/08

To Gretchen, from Gretzel

«Querida mana Gretchen, como vi que tinhas o Dr. King na tua lista de referências, achei que nao podias passar sem o poema do Langston Hughes, um mestiço como nós, e bota nós nisso, ou um "preto Americano forte" como diz a Bethânia numa das canções dela que eu gosto (até porque no fundo somos todos pretos). Para os que não sabem, Hughes é uma das vozes mais importantes da chamada Harlem Renaissance, um período da história dos Estados Unidos (anos 1920) em que um grupo de escritores afro-americanos liderou um movimento de expressão artística que antecipou de alguma forma o movimento dos Civil Rights nos anos 1960. Para quem acredita na revolução que é a igualdade (de cores, de orientações, de identidades), Hughes é buéréré de essencial e incontornavél (ah, como Hughes "entenderia" buéréré...). I dig him anytime, any day, anywhere. Assim escreveu ele:

What happens to a dream deferred?
Does it dry up
Like a raisin in the sun?
Or fester like a sore--
And then run?
Does it stink like rotten meat
Or crust and sugar over--
Like a syrupy sweet?

Maybe it just sags
Like a heavy load.

Or does it explode?

Da tua mana Gretzel (o Filipe de Bruxelas, que se esforçou para escrever acentos neste teclado francês...)»

Did you know that...

... MCM is a star that doesn't eat meat? I mean... well... you know what I mean.

Did you know that...

... MCM is a star that doesn't drink ? Well... not always...

Did you know that...

... MCM is a star that doesn't smoke?

Im Abendrot

Evening glow, sunset, twilight. Um taxi em Xangai. «Vier letzte Lieder. Richard Strauss did not live to hear the première with Kirsten Flagstad. He would certainly be delighted to listen to Jessye Norman. MCM».

Money Note

Com os cumprimentos do Luís Amorim, aka, Filipe para (alguns) amigos: «Uma coisinha especial françesa para o blog to MJM. Conhecem? Chama-se Camille e a cançao é entitulada Money Note. Eu acho-a o maximo e muito divertida, sobretudo em Inglês. Em francês é mais séria e bela. Beijocas, Filipe»

Festa? Qual festa?

Não se percam. Rua de São Lázaro, nº 88.

E por falar em sobrinhas...

«The first niece... Lara was born in 1985 just after Xmas. Here she is with Alexandre Frota during Arraial Pride 2005, in a ghastly place called Parque do Calhau. Edro, my only nephew, never got to Arraial Pride. That's why I haven't a picture of him. MCM»

E por falar em Debussy...

Reflets dans l'eau. «Em 1986 comprei o meu primeiro CD: "Images (Livre I et II)" e "Children's Corner" de Debussy, estupendamente interpretado por Arturo Benedetti Michelangeli.Assim começou a minha fase debussiana. Arrastou-se por anos... MCM»

Twins


«A mana Carmen gravidíssima da Carolina e da Isabel. E depois de uma cesariana. Digam lá que esta mulher não é maravilhosa e as gémeas divinas. MCM»

Au clair de la lune

Não confundir com Clair De Lune de Debussy (um dos amores do MCM). Esta é outra.

1860...


«The 10-second recording of a singer crooning the folk song “Au Clair de la Lune” was discovered earlier this month in an archive in Paris by a group of American audio historians. It was made, the researchers say, on April 9, 1860, on a phonautograph, a machine designed to record sounds visually, not to play them back. But the phonautograph recording, or phonautogram, was made playable — converted from squiggles on paper to sound — by scientists at the Lawrence Berkeley National Laboratory in Berkeley, Calif.» A notícia está hoje no The New York Times. A gravação pode ouvir-se aqui.

28/03/08

In the middle somewhat elevated

«Em 1989 vi Sylvie Guillem no Covent Garden. Entrei num transe de tal ordem que de nada me lembro. Em 1994, Lisboa foi Capital da Cultura(lembram-se?) e tive ocasião de ver pela primeira vez uma coreografia de William Forsythe. Digam lá se não é pura magia. E se ainda não estiver convencid@s proponho-vos mais uma interpretação da mesma coreografia. MCM»

Triad

«O Manelinho quis ser bailarino antes de vir a ser matemático/estatístico e deliciava-se a ver ballet na RTP2. E foi com "Triad" de Kenneth Macmillan que descobriu a música de Sergei Prokofiev. MCM»

Ossos do ofício

«A marca dos óculos de natação é um must para qualquer nadador que se preze! MCM»

Upa neguinho

«My tan in 1986. Experimentem nadar 3 horas por dia, na piscina dos Olivais, sob o sol abrasador de Junho e Julho. MCM»

Out of the closet, bitch!

«Com cerca de 18 anos. A mana Carmen fez o favor tirar a foto.Há quem tenha dito que pareço estar a entrar num armário. De facto ainda estava no armário. MCM»

Até que a voz me doa

«Late 70's. Aqui começou a minha carreira como entertainer na Igreja do Nazareno em Mindelo, São Vicente (Cabo-Verde). MCM». O que estaria a cantar, perguntamos nós?

27/03/08

Bleu

Liebestod

Birgit Nilsson. Wagner. Tristão e Isolda.

Ich bin der Welt abhanden gekommen



Irmgard Seefried. Mahler. Rueckert Lieder.

1998



It's Madonna, bitch!

1968



Lady Soul.

1998

Em Abril. P'ra outra margem...

1968

Em Abril. He had a dream...

1998

Em Setembro.

1968

Em Maio.

Cabelo e olhos tristes

«Pois é, já fui guedelhudo de 1976 a 1989. O ar triste e perdido explica-se: acabava de chegar a Mindelo, São Vicente (Cabo-Verde), e deixava para trás pais e mana Carmen em Luanda. MCM»

Uma página da vida...

... a cores.

E por falar em muralhas na China...

... a sabedoria às cores, vivíssimas: «Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem, outro chama-se amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. Dalai Lama»

The Great Wall Of China

«Depois de uma gloriosa subida a pé e de umas belas compras. (A moçoila é filha do Prof. Mike Adams.) Ah, não tenho jeito para regatear e de nada me valeu o look à Che. Those Chinese venders ripped me off!!! Quem disse que as conferências não servem para passear e fazer compras no estrangeiro? MCM»

Afinal ele sabe...

... mudar pneus. «Nada como um pneu furado, depois de uma reunião de trabalho com W/Portugal, e um motorista da carris que por lá passava para aprender a mudar um pneu. MCM»

The Body

«Nada como ficar sem namorado e perder uns quilitos! MCM»

UFs

«Eu a dizer algum disparate. O Zé Manel atentíssimo. Os dois na cerimónia de celebração da união de facto do Paulo Côrte-Real e do Miguel Vale de Almeida. O discurso da mãe do MVdA deitou a casa abaixo! MCM»